Método Tênis e Psicologia Infantil

Conheça o Método

A metodologia consiste em uma intervenção comportamental aplicada para estimular e aperfeiçoar habilidades técnicas, físicas e psicológicas do tenista dentro da quadra, com o objetivo de produzir aumento de desempenho, resultados e prazer na prática da modalidade e, consequentemente, no desenvolvimento da própria vida.

Um dos conceitos chaves trabalhados nesta metodologia é a adaptação. No Tênis, a habilidade de se adaptar as diferentes situações, sejam adversas ou excitantes, durante o treinamento ou no jogo oficial. Este repertório comportamental é essencial para um bom desempenho em quadra, obtenção de resultados e, principalmente, produção de prazer e satisfação durante a prática do Tênis.

Com base no conceito de adaptação, essa intervenção comportamental pode ser aplicada em qualquer faixa etária (crianças, adolescentes, adultos e sêniors) e em tenistas de qualquer nível de tênis (iniciação, formação, competitivo, amador e alto rendimento).

O segundo conceito chave utilizado na aplicação da metodologia é a motivação. Criar condições que motivem os participantes a aprenderem novos repertórios para produzirem melhor desempenho no exercício é uma variável que influencia diretamente na atenção e na concentração do sujeito durante a execução da tarefa.

A intervenção consiste na aplicação de um exercício experimental dentro da quadra, o qual produz dados estatísticos que serão convertidos em um índice de desempenho. Após o exercício prático dentro da quadra, fora da quadra, ocorre o momento da análise performance. A estimulação verbal desenvolve a auto análise do tenista sobre o próprio desempenho no exercício semanal e o auxilia no estabelecimento das metas para a próxima sessão de treino.

No momento em que o participante atingir o critério exigido pela fase da metodologia que ele se encontra, a situação experimental será modificada e serão agregadas novas regras e variáveis, modificando as exigências das condições experimentais, que serão sempre proporcionais a dificuldade da etapa do método que o tenista se encontra.

Um conceito chave utilizado é a integração com os pilares do desenvolvimento. A atuação da psicologia integrada com informações relacionadas a rotina diária, dinâmica familiar, relação com os pais, amigos e com outros profissionais presentes no desenvolvimento do tenista na modalidade é fundamental para uma prática esportiva prazeirosa, saudável e, naturalmente, com resultados.

Semestralmente são realizadas reuniões coletivas que tem como objetivo fornecer um feedback sobre o trabalho realizado, bem como a atualização do plano de ação do participante, de acordo com a etapa do seu desenvolvimento dentro do processo de treinamento.

0
OFERTA ESPECIAL

Dedique um tempo para o seu auto cuidado. Você é digno!

Na contratação de um tratamento este mês, você recebe 25% descontos em tratamentos adicionais.

QUERO SABER MAIS